quinta-feira, 29 de setembro de 2011

UFC - CAMPUS CARIRI - SEXTA FEIRA 19H30 - ENTREGA DE TÍTULO "HONORIS CAUSA" PARA DELLA CAVA

"Ralph Della Cava atualmente é professor de História no Queens College da Universidade da Cidade de Nova York. Lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade de Columbia. "Milagre em Joazeiro" foi publicado em 1970, pela Columbia University Press, e teve sua primeira edição brasileira em 1976, pela Editora Paz e Terra. O livro é uma referência não apenas para a historiografia brasileira, como também para a Sociologia e a Ciência Política, pelo referencial teórico e metodológico. Ao investigar uma realidade local, Della Cava compreendeu que ela só poderia ser analisada no contexto de outras relações, a partir de vinculações com a história nacional e geral. Seu compromisso com o Brasil foi além da pesquisa acadêmica, ao liderar nos Estados Unidos uma corajosa campanha de esclarecimento sobre o regime militar nos anos 60.

Cerca de 40 anos depois de sua vinda ao Brasil, a Universidade Federal do Ceará (UFC) decidiu outorgar a Ralph Della Cava o título de doutor "honoris causa", durante as comemorações do centenário de Juazeiro do Norte. Em princípio, a outorga seria realizada em junho, durante a realização do Cine Ceará em Juazeiro.

"É uma honra incrível, mal merecida. Infelizmente, não posso vir em junho. Bem antes de saber da honra, decidimos, a minha esposa Olga e eu, fazer em junho uma espécie de romaria histórica: iremos visitar a aldeia na Alemanha onde ela, menina, se refugiu nos dias finais da Segunda Guerra Mundial. Ainda aguardo o convite oficial da Universidade para poder colaborar com seus planos e contemplar uma data mutuamente conveniente para minha vinda", justifica o sociólogo.

O sociólogo ressalta os trabalhos realizados por Diatahy Bezerra de Menezes (sobre o papel das classes populares em Juazeiro), Luitigarde Cavalcante Barros (com foco na cultura sertaneja), Geová Sobreira e Gilmar de Carvalho (mostrando como o cordel e a xilogravura contribuíram para a memória coletiva) e Maria do Carmo Pagan (que restaurou a centralidade da Beata Maria de Araújo na história de Juazeiro)."


História de Juazeiro é revelada ao mundo
Publicado em 24 de abril de 2011
Karoline Viana
Repórter
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=969403

Nenhum comentário:

Postar um comentário