sexta-feira, 18 de maio de 2012

PLANTAS MEDICINAIS DO CEARÁ AGORA É OFICIAL


De 21 a 25 deste mês a Secretaria da Saúde do Estado promoverá a Semana da Planta Medicinal, com debates, exposições e oficinas que mostram a importância e utilização dos fitoterápicos na saúde pública. A abertura da programação ocorrerá às 16 horas, no auditório da Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema. Na abertura, será feita a apresentação da relação estadual oficial de plantas medicinais, conforme portaria Nº 275/ 2012 assinada pelo secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, e a entrega da Comenda Farmácias Vivas a agrônoma Francisca Cavalcanti, do Horto de Plantas Medicinais Professor Francisco de Abreu Matos, da UFC. Haverá ainda homenagem póstuma ao professor Matos, criador das Farmácias Vivas.

De acordo com a portaria, 30 compõem a relação estadual de plantas medicinais para prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças prevalentes no Ceará, observando que na prescrição deve ser utilizada a nomenclatura oficial definida pelo Guia Fitoterápico, publicação que traz a indicação terapêutica e duração do tratamento. Entre as 30 plantas medicinais, as mais conhecidas e utilizadas pela população atendida nas unidades ambulatoriais da rede estadual de saúde, como o Centro de Saúde do Meireles, Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão e o Dona Libânia, são o alecrim pimenta, pomada de confrei, aroeira, chambá. Do alecrim pimenta é feito sabonete para pele. A pomada de confrei tem aplicação em ferimentos. Já a aroeira trata inflamações e o chambá gripe.

As plantas medicinais são cultivadas no Horto Estadual, que fica no Núcleo de Fitoterápicos da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Sesa, Avenida Washington Soares, 7605, Messejana. São elas: açafroa, agrião-bravo, alecrim pimenta, alfavaca-cravo, aroeira do sertão, babosa, cajazeira, capim santo, chambá, colônia, confrei, cumaru, erva-cidreira, eucalipto-medicinal, funcho, gengibre, goiabeira-vermelha, guaco, hortelã-japonesa holmes, hortelã-rasteira, malvarisco, malva-santa, maracujá, mastruço, melão-de-são-caetano, mentrasto, mororó, pau d’arco roxo, quebra pedra e romanzeira.

Programação

21 de maio

16 às 18h
- Abertura
- Apresentação da Relação Oficial de Plantas Medicinais - REPLAME, através da Portaria N°. 275/2012, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará
- Homenagem Póstuma ao Prof. Francisco José de Abreu Matos
- Entrega da Comenda Farmácias Vivas
Local: Auditório Waldir Arcoverde/SESA, Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema

22 de maio

9h às 11h Inauguração da Farmácia Viva Fonte da Vida
Local: Rua José Bonfim Jr, 953, Curió

23 de maio

9h às 11h Oficina de preparações caseiras com plantas medicinais
Local: Fundo de Apoio Comunitário - FAC, Rua Presidente Costa e Silva 5305, Jangurussu

24 de maio

16h às 20h Campanha ambiental educativa - distribuição de mudas de aroeira-do-sertão (Myracrodruon urundeuva Allemão)
Local: Praça dos Estressados - Av. Beira Mar

25 de maio

9h às 18h Reunião estendida do Comitê Estadual de Fitoterapia
Local: Hotel Mareiro - Avenida Beira Mar, 2380, Meireles
8h às 12h Exposição de Plantas Medicinais
Local: Horto de Plantas Medicinais F.J.A. Matos – Horto Matriz, Bloco da Química, Campus do Pici, Universidade Federal do Ceará

18.05.2012
Assessoria de Imprensa da Sesa
Selma Oliveira ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85) 3101.5220)


O Ceará - Governo do Estado do Ceará:

'via Blog this'

Nenhum comentário:

Postar um comentário