sexta-feira, 9 de novembro de 2012

"QUANDO AS GALINHAS GEMEM" E "AS BUFA"

Na programação do CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE, destaque para as ARTES CÊNICAS, que além dessas duas atrações da chamada, traz poucas novidades interessantes, no mais, nada de novo na programação gradeada do centro cultural BNB em Juazeiro do 'Nordeste'.


Em "QUANDO AS GALINHAS GEMEM", original de Fortaleza-CE, direção de Rafael Barbosa, já lançado na XIX FNT - MOSTRA NORDESTE - Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga em Novembro deste ano, do grupo Teatro em Película, é um espetáculo dirigido por Rafael Barbosa. Apoiado no naturalismo das ações e investindo em uma forma metalinguística, o ator Adauto Garcia interpreta um velho de 66 anos que sofre com a solidão. Numa tentativa patética de se sentir mais amado, compra um gato, que morre no primeiro mês de uma doença desconhecida. Após o incidente, encontra um cachorro na rua e o leva para casa, mas devido uma enfermidade que estava decompondo a pele do animal, ele sacrifica o cão. Ele percebe estar vivendo em um mundo onde as pessoas tentam controlar sua vida assim como os diretores fazem com os seus atores, no teatro. Cansado dessa solidão, pede para que alguém da plateia transforme sua vida em uma peça de teatro e lhe dê um final feliz.


(http://madammecult.multiply.com/journal/item/405?&show_interstitial=1&u=%2Fjournal%2Fitem)

Outro destaque é o espetáculo gaúcho que está há sete anos percorrendo o Brasil, vencedor do PRÊMIO AÇORIANOS DE TEATRO 2008, O PRÊMIO DE TEATRO FUNARTE MYRIAM MUNIZ 2009 E 2011 "AS BUFA".


(http://asbufa.blogspot.com.br/)

Mostra a história das bufas Celói e Ventania, duas personagens oprimidas e marginalizadas que moram em um teatro abandonado e debocham da sociedade, protagonizado pelas porto-alegrenses Aline Marques e Simone De Dordi, da Casa da Madeira.

A PROGRAMAÇÃO no geral segue o formato de escola, baseado em cursos e oficinas, fazendo economia de pirro.


No campo das ARTES VISUAIS, contempla duas EXPOSIÇÕES: "DIÁLOGOS ENTRE LUZ E SOMBRA" de Orismidio Duarte com curadoria de Marcelo Lima, ambos de Juazeiro do Norte, sem definição de datas na programação, que está recheada de outro erros.

"ECO LÓGICA DOR" de Leonardo Costa Braga de Caeté-MG, que consta calendarizado para o dia 06/11 e no Programa para o dia 08/11, sobre a dor na representação dos catadores de lixo para reciclagem.

"OCUPAÇÃO GRÁFICA - XICRA" com "Xilógrafos do Crato", sem especificação de quais artistas estarão presentes, generalizando de forma amorfa a expressão individual, uma espécie de oficina interativa da xilogravura.

No CINEMA, apresenta CURTAS dos anos de 2004, 1983, 2004, 2005, destaque para "PÂNICO EM SÃO PAULO" atual e contemporâneo mais não tem nada a ver com a violência hodierna, retrata o movimento punk na paulicéia desvairada, dia 26/11 no Teatro Adalberto Vamozzi - SESC-CRATo;

Na MÚSICA, dia 08/11; BLUES LABEL de Fortaleza-CE; dia 21/11 ABDORAL JAMACARU cantando NOEL ROSA; NALDINHO BRAGA E O CARRO DE LATA de João Pessoa dia 22/11; EDINHO VILAS BOAS de Fortaleza dia 24/11; EU, VOCÊ E MARIA de CURITIBA dia 28/11, apresentação cênica de ritmos como o samba, maracatu, ciranda e batidas eletrônicas.

E como afirmei, nada de novo no CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE, além dos erros entre a divulgação do calendário e o programa, inclusive erros na apresentação e digitação das sínteses, no mais a PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO DE 2012 vem "ENXERTADA" com a divulgação da XIV MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURAS que pegou uma carona, tentando bombar seu evento, tosco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário