sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ENEM - 2010: REDAÇÃO: TEMA: O TRABALHO NA CONSTRUÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA

O mundo contemporâneo, mais do que antes, é um mundo competitivo. A competição apresenta-se aos seres humanos desde o nascimento, na idade adulta, na velhice e até na hora da morte.

As disputas são de toda ordem e gênero, desde o suprimento de alimentos, no combate à desnutrição infantil e juvenil ao atendimento médico e hospitalar, às vagas na escola ao ensino universitário e de formação profissional.

A superação das dificuldades e dos obstáculos que a vida apresenta, somente poderão ser superados, individualmente e coletivamente com a preparação para o trabalho, instrumento de construção da dignidade humana.

O trabalho humano nos dias atuais, exige uma qualificação especial, uma vez a tecnologia e o conhecimento aplicados à produção de bens e serviços induz menos força bruta, dado que a robótica, a mecanização e informatização predominam.

Por outro lado, as desigualdades na democratização dos conhecimentos científicos, na distribuição de bens e serviços capazes de favorecer a instrução das pessoas para a competição por vagas no mundo do trabalho poderá criar um contrasenso, ociosos por inapetidão.

Assim, seria importante e alvissareiro, que os governos investissem mais recursos na educação e criassem programas de inclusão como o PROUNI e o ENEM.

Homens e Mulheres bem preparados para o trabalho dignificam e humanizam a sociedade.

(Redação transcrita do Rascunho da Prova de COR ROSA aplicada na EEF DEMOSTENES RATTS BARBOSA - PRÉDIO PRINCIPAL - ANDA 1° - Avenida Ailton Gomes, s/n - Pirajá - Juazeiro do Norte - Ceará - sala AUD - Incrição N°. 2010.01507940 - em 07/11/2010 Por CARLOS EDUARDO PEREIRA DE ALMEIDA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário