quinta-feira, 22 de agosto de 2013

BREVE RELATO SOBRE A HISTÓRIA DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO

A HISTÓRIA DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO COMEÇA COM OS JESUÍTAS E VAI ATÉ A DÉCADA DE VINTE DO SÉCULO VINTE COM O SURGIMENTO DA “ESCOLA NOVA” E SUAS TEORIAS – DA “ABE” – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM 1924;

OS JESUÍTAS ESTIMULAVAM A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO BINÔMIO PRÊMIOS E CASTIGOS – RUI BARBOSA FAZ UM BALANÇO DO ENSINO ATÉ O IMPÉRIO E EM SEU PARECER NO PARLAMENTO PROVINCIAL EM 1882 ONDE CONSTATA O ATRASO EDUCACIONAL, SEM LAICIDADE, A FRAGMENTAÇÃO DO ENSINO, SEM OBRIGATORIEDADE, O DESCASO PELA EDUCAÇÃO POPULAR Á LUZ DA HISTÓRIA, DO LIBERALISMO E DO POSITIVISMO.

UM LIBERALISMO PAUTADO EM UMA REALIDADE BRASILEIRA DE ESCRAVIDÃO E EXCLUSÃO DA MULHER, DE DESENVOLVIMENTO RURAL, DE ONDE SE CONCLUÍ QUE ATÉ O ANO DE 1900 NÃO HAVIA ESCOLAS NO BRASIL E UMA ÚNICA UNIVERSIDADE EM SÃO PAULO QUE SE COGITAVA TRANSFERIR PARA O RIO DE JANEIRO, CAPITAL DA MONARQUIA DO BRASIL, COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DA ELITE, NO QUE SE INSURGE RUI BARBOSA, AINDA ENQUANTO ESTUDANTE DE DIREITO. (http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-7247-19-abril-1879-547933-publicacaooriginal-62862-pe.html).

OS ANARQUISTAS E SEU MOVIMENTO SOCIAL DEFENDIAM UMA MUDANÇA DE MENTALIDADE COMO FATO PRIMORDIAL DA EDUCAÇÃO, MOVIMENTO INCIPIENTE ORIGINADO DA IMIGRAÇÃO EUROPÉIA DESDE OS IDOS DE 1850 E RADICADO NO SINDICALISMO BRASILEIRO DAS ORIGENS, INFLUENCIADO PELOS ACONTECIMENTOS DA REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917 E DESPERTOS PELA ENTRADA DO BRASIL NA PRIMEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL.

O MANIFESTO DA EDUCAÇÃO NOVA E O SURGIMENTO DO INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS EM 1936, REALIZANDO UM SONHO DE BENJAMIM CONSTANT (1833-1891) CONSAGRADO COMO FUNDADOR DA REPÚBLICA PELA CONSTITUIÇÃO DE 1891, CRIANDO A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS, 1944.

A PARTIR DE ENTÃO (PÓS-DITADURA VARGAS) SURGE DOIS MOVIMENTOS: POR UMA EDUCAÇÃO POPULAR – POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA -, COM POSIÇÕES CONSERVADORAS E PROGRESSISTAS EM AMBOS, POSIÇÕES QUE SE ENCONTRAM COM MAIOR UNIDADE DEPOIS DE 1988 COM A NOVA CONSTITUIÇÃO, POR EDUCAÇÃO PÚBLICA E POPULAR.

OS LIBERAIS DEFENDEM A LIBERDADE DE ENSINO, DE PENSAMENTO, DE PESQUISA PARA A PEDAGOGIA E PARA OS EDUCADORES, O DEBATE SOBRE O PAPEL DO ESTADO, DO ENSINO RELIGIOSO E PRIVADO, DOS MÉTODOS BASEADOS NA NATUREZA DA CRIANÇA, NO SABER ELABORADO, NO SABER TÉCNICO CIENTÍFICO, NA EVOLUÇÃO DESSES TEMAS NO DEBATE E CENÁRIO DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO CONTINUO E CONTEMPORÂNEO.

PAULO FREIRE SURGE NESSA CONJUNTURA PROPONDO UMA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS BASEADA NA INVESTIGAÇÃO, NA TEMATIZAÇÃO E NA PROBLEMATIZAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA A PARTIR DE UMA CONCEPÇÃO DIALÉTICA DA EDUCAÇÃO.

DISCUTE-SE ENTÃO O AMBIENTE DA ESCOLA E SEUS ASPECTOS EXTERNOS INFLUENTES E INFLUENCIANDO A EDUCAÇÃO E O ENSINO.
SURGE A ABORDAGEM SOCIOLÓGICA NO BRASIL COM FLORESTAN FERNANDES (1920) E SUA CAMPANHA EM FAVOR E DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL, ATUANDO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS DE 1980 A 1990 EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DA CONSTRUÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LDB) QUE SOMENTE VEIO A SE EFETIVAR NO ANO DE 1996.

A PARTIR DOS ANOS 90 DO SÉCULO VINTE SURGE A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO COMO CULTURA; DIVERSIDADE CULTURAL; DIFERENÇAS ÉTNICAS E DE GÊNERO, COM IMPACTO NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO NACIONAL E GLOBAL.

BREVE RELATO SOBRE A HISTÓRIA DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO

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