A HISTÓRIA DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO COMEÇA COM OS
JESUÍTAS E VAI ATÉ A DÉCADA DE VINTE DO SÉCULO VINTE COM O SURGIMENTO DA “ESCOLA
NOVA” E SUAS TEORIAS – DA “ABE” – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM 1924;
OS JESUÍTAS ESTIMULAVAM A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO BINÔMIO PRÊMIOS
E CASTIGOS – RUI BARBOSA FAZ UM BALANÇO DO ENSINO ATÉ O IMPÉRIO E EM SEU
PARECER NO PARLAMENTO PROVINCIAL EM 1882 ONDE CONSTATA O ATRASO EDUCACIONAL,
SEM LAICIDADE, A FRAGMENTAÇÃO DO ENSINO, SEM OBRIGATORIEDADE, O DESCASO PELA
EDUCAÇÃO POPULAR Á LUZ DA HISTÓRIA, DO LIBERALISMO E DO POSITIVISMO.
UM LIBERALISMO PAUTADO EM UMA REALIDADE BRASILEIRA DE
ESCRAVIDÃO E EXCLUSÃO DA MULHER, DE DESENVOLVIMENTO RURAL, DE ONDE SE CONCLUÍ
QUE ATÉ O ANO DE 1900 NÃO HAVIA ESCOLAS NO BRASIL E UMA ÚNICA UNIVERSIDADE EM
SÃO PAULO QUE SE COGITAVA TRANSFERIR PARA O RIO DE JANEIRO, CAPITAL DA
MONARQUIA DO BRASIL, COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DA ELITE, NO QUE SE INSURGE
RUI BARBOSA, AINDA ENQUANTO ESTUDANTE DE DIREITO. (http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-7247-19-abril-1879-547933-publicacaooriginal-62862-pe.html).
OS ANARQUISTAS E SEU MOVIMENTO SOCIAL DEFENDIAM UMA MUDANÇA
DE MENTALIDADE COMO FATO PRIMORDIAL DA EDUCAÇÃO, MOVIMENTO INCIPIENTE ORIGINADO
DA IMIGRAÇÃO EUROPÉIA DESDE OS IDOS DE 1850 E RADICADO NO SINDICALISMO
BRASILEIRO DAS ORIGENS, INFLUENCIADO PELOS ACONTECIMENTOS DA REVOLUÇÃO RUSSA DE
1917 E DESPERTOS PELA ENTRADA DO BRASIL NA PRIMEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL.
O MANIFESTO DA EDUCAÇÃO NOVA E O SURGIMENTO DO INEP –
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS EM 1936, REALIZANDO UM SONHO DE
BENJAMIM CONSTANT (1833-1891) CONSAGRADO COMO FUNDADOR DA REPÚBLICA PELA
CONSTITUIÇÃO DE 1891, CRIANDO A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS,
1944.
A PARTIR DE ENTÃO (PÓS-DITADURA VARGAS) SURGE DOIS
MOVIMENTOS: POR UMA EDUCAÇÃO POPULAR – POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA -, COM POSIÇÕES
CONSERVADORAS E PROGRESSISTAS EM AMBOS, POSIÇÕES QUE SE ENCONTRAM COM MAIOR
UNIDADE DEPOIS DE 1988 COM A NOVA CONSTITUIÇÃO, POR EDUCAÇÃO PÚBLICA E POPULAR.
OS LIBERAIS DEFENDEM A LIBERDADE DE ENSINO, DE PENSAMENTO,
DE PESQUISA PARA A PEDAGOGIA E PARA OS EDUCADORES, O DEBATE SOBRE O PAPEL DO
ESTADO, DO ENSINO RELIGIOSO E PRIVADO, DOS MÉTODOS BASEADOS NA NATUREZA DA
CRIANÇA, NO SABER ELABORADO, NO SABER TÉCNICO CIENTÍFICO, NA EVOLUÇÃO DESSES
TEMAS NO DEBATE E CENÁRIO DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO CONTINUO E
CONTEMPORÂNEO.
PAULO FREIRE SURGE NESSA CONJUNTURA PROPONDO UMA EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS BASEADA NA INVESTIGAÇÃO, NA TEMATIZAÇÃO E NA PROBLEMATIZAÇÃO
PARA FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA A PARTIR DE UMA CONCEPÇÃO DIALÉTICA DA
EDUCAÇÃO.
DISCUTE-SE ENTÃO O AMBIENTE DA ESCOLA E SEUS ASPECTOS
EXTERNOS INFLUENTES E INFLUENCIANDO A EDUCAÇÃO E O ENSINO.
SURGE A ABORDAGEM SOCIOLÓGICA NO BRASIL COM FLORESTAN
FERNANDES (1920) E SUA CAMPANHA EM FAVOR E DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL,
ATUANDO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS DE 1980 A 1990 EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DA CONSTRUÇÃO
DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LDB) QUE SOMENTE VEIO A SE EFETIVAR
NO ANO DE 1996.
A PARTIR DOS ANOS 90 DO SÉCULO VINTE SURGE A ABORDAGEM DA
EDUCAÇÃO COMO CULTURA; DIVERSIDADE CULTURAL; DIFERENÇAS ÉTNICAS E DE GÊNERO,
COM IMPACTO NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO NACIONAL E GLOBAL.
BREVE RELATO SOBRE A HISTÓRIA DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO
BRASILEIRO
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