A EDUCAÇÃO É UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA PESSOA QUE SE
APERFEIÇOA NA INTERAÇÃO SOCIAL, EVOLUINDO DE ACORDO COM A CULTURA DO MEIO,
MODIFICANDO-A, CRIANDO-A E SUPERANDO-A PELO PROCESSO DE APRENDIZAGEM COM O
TRABALHO, COM O LAZER, COM A LEITURA, ATRAVÉS DO ENSINO DA FAMÍLIA E NA ESCOLA,
NAS CONVERSAS COM OS PARCEIROS, PELA OBSERVAÇÃO E PELA INVESTIGAÇÃO.
O PROCESSO DE ENSINO É UMA CRIAÇÃO MODERNA E CONTEMPORÂNEA
DO QUE SE FAZIA NA TRIBO E NA ALDEIA. SUPÕE UMA ESPECIALIZAÇÃO PROGRESSISTA E
FORMAL, CIENTÍFICA DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM PARA MASSAS
POPULACIONAIS. O ENSINO ENVOLVE COLABORADORES E ELABORADORES, INSTRUMENTOS E
MATERIAIS, ESPAÇOS DE ORGANIZAÇÃO E CONCENTRAÇÃO COMO PROFESSORES, ESCOLAS,
TECNOLOGIAS, SISTEMATIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO E RE-CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS E CONTEÚDOS,
ESPECIALIZAÇÃO DE DISCIPLINAS, PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO.
AS TEORIAS PROCURAM SISTEMATIZAR A AÇÃO E OCORRÊNCIA DA
APRENDIZAGEM, COMPREENDENDO SEUS CAMINHOS E APERFEIÇOANDO SUAS TÉCNICAS.
AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO PODEM SER AGRUPADAS EM TRÊS GRANDES
CORRENTES: COMPORTAMENTALISMO, COGNITIVISMO, HUMANISMO.
ESSES GRANDES EIXOS DAS TEORIAS DA EDUCAÇÃO SE SUBDIVIDEM EM
TENDÊNCIAS QUE PRIORIZAM UM OU OUTRO ENFOQUE DA CORRENTE COM BASE NO
DESENVOLVIMENTO, NA PSICOLOGIA, NO COMPORTAMENTO, NA REPRODUÇÃO, NA IMITAÇÃO,
NA INTERAÇÃO, NA MATURAÇÃO, NA EXPERIÊNCIA, ETC.
ESSAS TEORIAS PARTEM DE PRESSUPOSTOS CIENTÍFICOS E DE TEORIAS
DO CONHECIMENTO FORMULADAS A PARTIR DA FILOSOFIA, DA METAFÍSICA E DA CIÊNCIA E
PROCURAM SUSTENTAR QUESTIONAMENTOS INSERIDOS EM FORMULAÇÕES SOBRE O QUÊ E COMO,
POR QUE, SE OBJETIVO OU SUBJETIVO, NATURAL OU EVIDENTE E EM QUE CONTEXTO DA
REALIDADE, DO QUE SE ESTÁ FALANDO, DE SABER QUE, DE SABER COMO?
NA ÉPOCA MODERNA, ESSAS IDÉIAS SÃO AS SÍNTESES DO PENSAMENTO
DE DESCARTES (1596-1650) E LOCKE (1632-1704). A EDUCAÇÃO DA VERDADE ABSOLUTA E
A EDUCAÇÃO DA TÁBULA RASA, OU DA MENTE COMO UMA LOUSA EM BRANCO.
A CORRENTE DO COMPORTAMENTALISMO SE BASEIA NO ESTIMULO QUE É
DADO AO SUJEITO E NA RESPOSTA QUE O SUJEITO DÁ AO ESTÍMULO, A PARTIR DESSE
ASPECTO EXPERIMENTAL A TEORIA PROCURA EXPLICAR A APRENDIZAGEM QUE RESULTOU
DESSE PROCESSO, QUE INFINITAMENTE REPRODUZIDO COMO MODELO CONSTANTE DESENCADEIA
UMA EXPERIÊNCIA SATISFATÓRIA. OCORRE A APRENDIZAGEM QUANDO OCORRE UMA MUDANÇA
DE COMPORTAMENTO.
AS TENDÊNCIAS PRINCIPAIS DO COMPORTAMENTALISMO SÃO A TEORIA
DO REFLEXO (CONSISTE EM TESTAR NO SUJEITO UM CONDICIONAMENTO), TEORIA
ASSOCIACIONISTA (CONSISTE EM TESTAR NO SUJEITO O ESTÍMULO, DESCARTANDO AS
RESPOSTA INSATISFATÓRIA), O BEHAVIORISMO DE WATSON O FUNDADOR DA CORRENTE
(CONSISTE EM TESTAR NO SUJEITO OS SABERES SUPOSTAMENTE HERDADOS COM O
NASCIMENTO EM INTERAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE EM OPOSIÇÃO OU INTERAÇÃO ATRAVÉS DE
ESTÍMULOS E REAÇÕES, A CONDUTA – BEHAVIOR: EM INGLÊS) E O BEHAVIORISMO RADICAL
DE SKINNER (CONSISTE EM TESTAR NO SUJEITO A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO
SUCESSIVAMENTE COM ESTÍMULOS À RESPOSTA QUE SE DESEJA ENCONTRAR).
A CORRENTE DO COGNITIVISMO – O ATO DE CONHECER – TEM COMO
PRECURSOR JEAN PIAGET (1896-1980) E SE DESENVOLVE A PARTIR DE SEUS ESTUDOS
SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO NO SER HUMANO, NA CRIANÇA, NA INTERAÇÃO
DO SUJEITO-OBJETO, SOBRE QUAIS OS MECANISMOS E ETAPAS QUE UMA PESSOA USA PARA
ADQUIRIR CONHECIMENTO E TRANSFORMAR ESTRUTURAS MENTAIS INTERAGINDO COM O MEIO
AMBIENTE E SE APERFEIÇOANDO INTERNAMENTE DE UMA FORMA ORGÂNICA E GENETICAMENTE
COMPLEXA ATÉ A VIDA ADULTA, ASSIMILANDO E ACOMODANDO O CONHECIMENTO EM
ESTRUTURAS INTELECTUAIS. PREVÊ, PORTANTO, ETAPAS, ESTÁGIOS PARA O
DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA MATURAÇÃO,
EXPERIÊNCIA, INTERAÇÃO SOCIAL E EQUILIBRAÇÃO.
AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO COGNITIVISMO SÃO O CONSTRUTIVISMO
(CONSISTE NA CONCLUSÃO DE QUE AS PESSOAS PENSAM DE FORMA DIFERENTE EM CADA
ETAPA DA VIDA: COM O PENSAMENTO INTUITIVO, COM A ELABORAÇÃO DE OPERAÇÕES
CONCRETAS, COM A ELABORAÇÃO DE OPERAÇÕES FORMAIS), INTERACIONISMO (CONSISTE NA
COMPREENSÃO DE QUE A CULTURA É O ELO FUNDAMENTAL), E, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA,
CUJO REPRESENTANTE É O NORTE-AMERICANO DAVID AUSUBEL (1918-2008) E, (CONSISTE
NA VALORIZAÇÃO DO ELEMENTO DA EXPERIÊNCIA DO INDIVIDUO), NA DISPOSIÇÃO DO ALUNO
PARA APRENDER E NAQUILO QUE LHE É OFERTADO EM SALA DE AULA.
A TEORIA HUMANISTA DESENVOLVE-SE A PARTIR DE ESTUDOS
DIVERSOS E DE PRESSUPOSTOS BÁSICOS PARA SUA ABORDAGEM, DE QUE O
COMPORTAMENTO ADVÉM DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA DO INDIVIDUO, DE SEU PONTO DE VISTA
FENOMENOLÓGICO E DE QUE NÃO É SIMPLESMENTE A RESPOSTA DE UM EVENTO ATUAL OU
PRETÉRITO ONDE O ALUNO É O SUJEITO DO
PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.
CARLS ROGERS (1902-1987), NOS ESTADOS UNIDOS COM SUA OBRA
SOBRE A TERAPIA CENTRADA NO CLIENTE; LEV SEMENOVICH VYGOTSKY (1896-1934) NA
RÚSSIA SOBRE A APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA NA OBRA SOBRE A FORMAÇÃO SOCIAL DA
MENTE; PAULO FREIRE (1921-1997) COM SUA OBRA SOBRE A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO,
ONDE O EDUCANDO CRIA SUA PRÓPRIA EDUCAÇÃO (CONSISTE NA PEDAGOGIA CRÍTICA DOS
CONTEÚDOS, EM UMA ABORDAGEM DIALÉTICA DA PEDAGOGIA).
Excelente abordagem.
ResponderExcluirAssunto muito bom para estudar para os concursos sobre diferentes pensamentos pedagógicos brasileiros do concurso da fundação Carlos Chagas.
ResponderExcluirAtt: Wilber.
Brumado - Ba.